Atividade Parlamentar Envolvimento dos cidadãos europeu no debate do processo de simplificação

Consulta Pública | 26-05-2010

O Programa-Quadro de Investigação actualmente em vigor tem sido criticado pelos mais variados sectores como sendo excessivamente burocrático, demasiado complexo e completamente avesso ao risco.

Na convicção de que assuntos tão importantes para o futuro da Europa, como a ciência e a inovação, devem ser objecto de um debate amplo e participado, decidi pedir a todos os interessados que apresentassem as suas opiniões, sugestões e recomendações, no sentido de melhorar os mecanismos de acesso aos fundos e os instrumentos de acompanhamento dos projectos de investigação. Dirigi mais de 8000 convites a um conjunto diversificado de entidades. E devo dizer que a quantidade e a qualidade dos contributos que recebi, em pouco mais de um mês, foram surpreendentes.

Enquanto deputada e relatora do processo de simplificação, considero ser meu dever envolver os cidadãos europeus neste debate, pedindo-lhes contributos, respondendo às suas perguntas e auscultando as suas opiniões. É com grande alegria que verifico o envolvimento voluntário de tantas entidades e o desejo de participar de tantos cidadãos do espaço europeu.

Todas as sugestões continuam a ser bem-vindas, e os interessados podem-nas enviar para o endereço reports@gracacarvalho.eu ou levá-las aos fóruns convocados para o Porto e para Lisboa, nos dias 2 e 9 de Julho de 2010, respectivamente. Espero que estas iniciativas, a par do parecer que será elaborado pela Assembleia da República, contribuam para um aumento significativo da participação portuguesa nestes programas. E espero também que as medidas de simplificação que irei propor, tornem os fundos europeus mais acessíveis e atractivos para as empresas e as instituições nacionais que se dedicam à investigação e à inovação.

Na imagem, o anúncio publicado no jornal Público de dia 30 de junho de 2010.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.