Public Interventions Maria da Graça Carvalho: “A EDCTP tornou-se a principal iniciativa para a cooperação internacional no domínio da Saúde”

Events | 07-11-2023

Maria da Graça Carvalho participou esta terça-feira, dia 7 de novembro, no Fórum de celebração de 20 anos da Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP). A eurodeputada do PSD salientou a importância desta iniciativa, que foi criada há 20 anos com base na premissa de que “não existe uma verdadeira transferência de tecnologia sem o reforço das capacidades”, e que com o passar dos anos se tornou uma das mais internacionalmente reputadas parcerias na área da Saúde.

“A EDCTP tornou-se a principal iniciativa para a cooperação internacional no domínio da Saúde”, afirmou Maria da Graça Carvalho. “Não apenas em África, mas em todo o mundo. Envolve a União Europeia, 15 países europeus, 27 países africanos e uma série de grandes doadores internacionais, nomeadamente a Fundação Bill e Melinda Gates.”

A eurodeputada do PSD afirmou ainda estar orgulhosa pela recente entrada da Guiné-Bissau na parceria e pela candidatura de Angola, passos que demonstram a sua contínua expansão. Relembrou que a EDCTP começou pelo empenho de Moçambique, na figura do à época Primeiro-Ministro Dr. Pascual Mucumbi. Maria da Graça Carvalho fez também parte do lançamento desta parceria, enquanto Ministra da Ciência e do Ensino Superior de Portugal, e tem estado, desde então, envolvida nos EDCTP 2 e EDCTP 3 como eurodeputada.

“Como portuguesa, orgulho-me de dizer que esta viagem começou com a cooperação entre dois países de língua portuguesa”, declarou a eurodeputada. “Tive a honra de participar no lançamento da EDCTP, há vinte anos, quando era Ministra da Ciência e do Ensino Superior em Portugal. O empenho e o compromisso do Dr. Pascual Mucumbi, que era então Primeiro-Ministro de Moçambique, foram muito importantes para tornar este sonho uma realidade. Infelizmente, o Dr. Mucumbi faleceu este ano. Gostaria de lhe prestar a minha homenagem”.

Até à data, a EDCTP apresentou resultados ímpares na inovação em Saúde. Possibilitou a implementação de um ensaio clínico de fase 3, pela primeira vez em quarenta anos, para um novo tratamento da tuberculose. Esteve ainda por trás da nova vacina para a malária, que a OMS recomendou a crianças na África subsariana e noutras regiões, após a realização de projetos-piloto bem-sucedidos no Quénia, no Gana e no Maláui.

“Temos razões para estarmos orgulhosos do que foi alcançado. No entanto, não devemos acomodar-nos. Existem várias doenças relacionadas com a pobreza, responsáveis por numerosas mortes, como a doença do sono e o tracoma, que ainda não foram tratadas”, afirmou a eurodeputada. “Há também espaço para melhorias em termos de cooperação, envolvendo outros países, incluindo europeus, mas também reforçando os laços entre as nações africanas”.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.