Public Interventions Maria da Graça Carvalho: “O que acontecer nas eleições gerais em Espanha é muito importante para Portugal e para a Europa”

Events | 04-07-2023

Maria da Graça Carvalho espera testemunhar “uma vitória clara do Partido Popular (PP)” nas eleições gerais de dia 23 de julho, em Espanha, pois acredita que “o que acontecer nas eleições em Espanha é muito importante para Portugal e para a Europa”.  As declarações foram realizadas num jantar de apoio ao PP, na terça-feira, dia 4 de julho, em que a eurodeputada lembrou os temas europeus que ligam o PSD e o PP, e a importância destas eleições em Espanha, num momento em que o país assume a Presidência do Conselho da União Europeia.

“O PSD e o Partido Popular partilham muitos valores e ambições fundamentais”, referiu Maria da Graça Carvalho, “e existem muitas frentes em que o centro-direita espanhol e português podem desempenhar um papel decisivo, com o apoio do PPE”. Exemplo, diz, é o tema das “interconexões elétricas entre a Península Ibérica e a Europa Central”, em que tanto o PSD como o PP se têm mostrado “muito mais empenhados” do que os restantes partidos de ambos os países que também estão presentes nestas negociações.

A eurodeputada do PSD considera ainda que é necessária “uma abordagem totalmente independente” da Presidência do Conselho da União Europeia em matérias de grande importância, como a atual reforma do mercado elétrico europeu.  Neste sentido, a vitória do PP é muito importante para um bom avanço neste dossiê, já que acredita que o “atual Governo espanhol não seria capaz de se distanciar da sua própria agenda nesta matéria”.

Por esta e por outras razões, como a necessidade de avanços importantes na área da água e dos oceanos ou as relações com a América Latina, uma vitória do PP seria “altamente moralizadora”, para “a nossa família política do PPE”, pois daria “mais um sinal positivo relativamente à posição de liderança do PPE no Parlamento Europeu”.

Para além destes avanços no âmbito europeu, a eurodeputada do PSD crê ainda que uma vitória do centro-direita em Espanha poderá dar um sinal positivo ao centro-direita português.

“Quando o Partido Popular tem êxito em Espanha, é uma inspiração para nós”, afirmou Maria da Graça Carvalho. “Portugal e Espanha são vizinhos. Os nossos países estão profundamente ligados a todos os níveis: geográfico, histórico, político, económico e cultural. O que acontece num destes países terá provavelmente um impacto no outro”, concluiu.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.